terça-feira, 11 de março de 2014

Skinceuticals: Phloretin CF

Pessoal, ando um pouco sumido, mas quem é vivo sempre aparece! :) Venho hoje aqui por duas razões. A primeira já está no título e bem evidente: fazer uma avaliação desse sérum que já saiu em algumas notícias por aí como "o queridinho" do pessoal que faz cinema lá em Hollywood.

A segunda notícia é, na verdade, para anunciar que em breve teremos uma surpresa aqui no blog, mas é só o que posso falar por enquanto! :) Mistério!

Bom, vamos ao Phloretin CF. Quem não conhece a Skinceuticals que fique conhecendo já: é uma marca de dermocosméticos, fundada em 1994 por um dermatologista famosíssimo e que desenvolve essa categoria específica de cosméticos com base em muita pesquisa (científica), o que acabou fazendo com que os produtos da marca passassem a ser prescritos pelos melhores dermatologistas ao redor do mundo.

Dermocosméticos: podem ser chamados assim aqueles cosméticos cujos ingredientes ativos têm a garantia se absorção e eficácia clinicamente comprovadas.

O Phloretin CF



Ele é um sérum (já falei sobre eles aqui) anti-oxidante (ou seja, ajuda a prevenir o envelhecimento da pele) e apresenta a seguinte combinação molecular:

2% de phloretin
10% de ácido L-ascórbico (vitamina C)
0,5% de ácido ferúlico 

Antes de falar sobre cada um dos compostos, vou transcrever aqui uma informação contida na caixa: "(…) incide igualmente na estrutura da pele mantendo os níveis internos de colágeno e elastina - transformando a pele para torná-la mais firme, radiante e com um aspecto visivelmente mais jovem (…)".

ÁCIDO FERÚLICO

Não consegui encontrar informações detalhadas (e suficientemente simples e adequadas para expor nesse contexto) sobre o "Ácido Ferúlico", mas sabe-se que ele é notadamente encontrado nas folhas da maçã, fruta conhecida por seu poder anti-oxidante e outras centenas de benefícios para a saúde. Já diria o ditado em inglês: "An apple a day, keeps the doctor away." (Uma maçã por dia, mantêm o médico longe - tradução livre).

Outro fator bastante importante a ser considerado a respeito desse composto é que ele "inibe a melanogênese UV-induzida" (site da Skinceuticals), mas o que isso quer dizer?! Isso quer dizer algo muitíssimo importante quando o assunto é cuidar da pele: o ácido ferúlico protege a pele dos raios UVA e UVB (e IVA), ou seja, protege contra o sol. A radiação solar induz à tal "melanogênese" (que é, basicamente, o "mal" que faz o sol - muito basicamente mesmo tá? Não sou médico e sou tão leigo quanto você ao me deparar com termos técnicos assim, mas procurando um pouquinho explico da maneira que posso).

Pelo que andei lendo, esse composto (ácido ferúlico) é um "mini protetor-solar", mas não dispensa, de forma alguma, o uso de um protetor solar com FPS (fator de proteção solar) de, no mínimo, 30. Novamente, não sou médico e o melhor que alguém poderia fazer, em qualquer caso, quando o assunto é cuidados com a pele é consultar um dermatologista. A gente adora cosméticos, mas não custa nada contar pro médico quais cosméticos estamos usando para ver se estamos fazendo tudo certinho e tal né?! Falei rapidinho do protetor solar que uso aqui nesse post (só clicar) sobre meus "rituais de beleza", o que chamaria hoje de "cuidados essenciais" (atualmente simplifiquei bastante a coisa e melhorei). O que gosto muito é o Minesol Oil Control (FPS 30), logo faço um posto só sobre protetor solar.

VITAMINA C

Os benefícios da vitamina C para o organismo também são inúmeros; no caso do uso tópico (na pele), quando sintetizada em altas concentrações (como é o caso do Phloretin CF, com um concentrado de 10% em ativos na fórmula) serve de poderoso anti-oxidante, combatendo os famosos radicais livres. Também exerce importante papel na síntese de colágeno (em várias partes do organismo, mas usado assim como dermocosmético é justamente na derme onde a vitamina C da fórmula irá agir).


PHLORETIN

Por fim, o ativo da fórmula que dá nome ao produto, o "phloretin". No site da Skinceuticals diz que além de auxiliar na neutralização dos radicais livres (fórmula potente hein? todos os compostos lutam contra esses benditos, por isso o Phloretin CF é um excelente anti-oxidante) o phloretin (ativo) acelera a renovação celular e ajuda no combate ao fotoenvelhecimento (ou seja, no envelhecimento da pele ocasionado pela tal "melanogênese", sobre a qual falamos logo acima). Esse ativo também auxilia na diminuição da hiperpigmentação, em outras palavras, ajuda a uniformizar o tom e a textura da pele quando esta apresenta sinais e manchas provocadas pela exposição à radiação solar.

MINHA EXPERIÊNCIA

Tenho usado há pouco mais de um mês e os efeitos benéficos já são bastante notáveis. A pele fica com tom uniforme, linhas de expressão visivelmente reduzidas e a coisa simples de usar só o sérum + protetor solar, para citar algumas vantagens claramente notáveis. É um (dermo-)cosmético caro? Sim e não. Se você considerar que a gente usa de 4 a 6 gotas por dia (coloco 4 para começar, se dá para o rosto todo ok, se não vai mais 1 e depois mais 1, depende do dia!), um vidrinho de 30ml vai durar aí uns 6 meses, então analise a relação custo-benefício e verá que é um caro que sai barato. E sabe também o porquê? Usar só o Phloretin CF + um bom protetor solar (depois de lavar e tonificar, é claro!) já basta como cuidado pela manhã, ele equivale a uns bons 2 ou 3 cremes/compostos (ou, por exemplo, a uma vitamina C + hidratante facial). Em comparação com a Vitamina C que usei da Kiehl's e que durou bastante também (6-7 meses) e que custou 1/3 mais ou menos do preço do Phloretin CF, eu fico com o Phloretin. Porque? A textura é muito melhor (super leve, é líquido e absorve super bem, combina perfeitamente com nosso clima tropical) e a fórmula é muito mais completa!

Único ponto negativo: o vidrinho no qual vem o produto tem uma abertura muito larga, todo cuidado é pouco, outro dia deixei cair um pouquinho (uma semana de uso!) porque esbarrei de leve no vidrinho e aí pronto! Ainda bem que o reflexo foi rápido, senão tinha ido tudo embora! Hoje uso na maior cautela, pingo as 4 gotas na palma da mão esquerda e já fecho o vidrinho. Aí aplico com a ponta dos dedos da mão direita na testa, nariz, laterais da região dos olhos onde normalmente apareceriam rugas - os tais "pés-de-galinha" (importante, não aplique na área dos olhos! primeiro aplique o creme/sérum nessa área e só depois passe para a aplicação do Phloretin CF no restante do rosto), bochecha (dou uma "atenção" especial para a região das "linhas" que se formam entre o término de cada narina e o maxilar e passam do lado da boca (idealmente não é para aparecer essa linha e eu tinha ela muito de leve; depois que passei a usar vitamina C diminui quase totalmente) e aí nas outras áreas do rosto. Vou confessar: não passo no pescoço não, porque precisaria de umas 2 gotas a mais e economizo. No pescoço passo hidratante e protetor e pronto!

Bom, no mais é isso! Breve estou de volta por aqui trazendo novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, comentário, opinião ou crítica. Os comentários serão moderados para evitar spam, mensagens ofensivas e trolls.

Postagens populares