quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tônicos Faciais: o que são, quais uso etc.

Atualização em 21.05.2014

O que é um tônico facial?

Dica (atualização): pessoal, depois de um tempo que escrevi esse post me deram uma dica e esqueci de compartilhá-la, vou colocar bem aqui no alto, porque todos deveriam saber disso… Para não desperdiçar o tônico (e também um jeito MUITO mais prático de utilizá-lo) passe umas 5-7 gotinhas (é o suficiente) na palma da sua mão, esfregue uma na outra e encoste ambas as mãos no rosto inteiro, ou seja, molhe as palmas das mãos com o mínimo possível do líquido do tônico (gotas!!!) e passe no rosto… Simples, rápido e fácil.

Primeiro há de se estabelecer a diferença entre o que é tônico facial, adstringente e aqueles tônicos rotulados como "fresheners" - uma tradução seria tipo "[tônico] que traz frescor; refrescante" - uma vez que muitos desses produtos são rotulados como tônicos, sendo que, na verdade, exercem outras funções que não a de um tônico facial propriamente dito.

Um tônico facial, em teoria, possui ativos com propriedades hidratantes e emolientes, óleos essenciais e extratos diversos, que ajudam a "acalmar" e suavizar a pele; geralmente são produtos sem álcool em sua composição. Há uma série de tônicos com propriedades distintas e indicações diferentes, cabe a você escolher aquele ou aqueles que melhor se adaptam à sua pele.

Aqueles que possuem álcool são geralmente chamados de adstringentes, que removem a oleosidade da pele mais profundamente e deixam a pele mais "seca", por assim dizer. Já os "fresheners", por sua vez, atuam de forma semelhante aos adstringentes, porém os fresheners possuem cafeína e/ou chá verde, por exemplo, em lugar do álcool do adstringente, o que faz com que tenham propriedades adstringentes, porém sem ressecar tanto a pele ou remover tanto a oleosidade (natural) - indicado sobretudo para peles mistas ou sensíveis que são oleosas ou mistas e que não suportam um adstringente.

A questão de que os tônicos harmonizam o pH da pele é relativa: depois de lavar a pele com o sabonete facial, uma camada ácida natural composta por óleo e suor, produzida pela pele, é removida. Ao longo do dia, a pele vai produzindo [novamente e naturalmente] óleo e suor, você tendo ou não usado o tônico, e isso faz com que o ácido natural produzido pela pele vá, por si, sendo produzido novamente pela pele também - e é ele o responsável (fisiológico) por balancear o pH natural e por prevenir o acúmulo de bactérias na pele.

O que não pode é ter óleo em excesso sendo produzido, por isso quem tem pele oleosa precisa se cuidar para que esse óleo naturalmente excretado pelas glândulas sebáceas da pele seja regulado, por assim dizer. Aqueles com pela seca, precisam de maior hidratação, pois a pele já não produz tanto óleo, por exemplo - é tudo uma questão de equilíbrio.

Assim, podemos dizer que os tônicos/adstringentes/fresheners ajudariam a harmonizar o pH da pele, já que seriam responsáveis por ajudar a regular a produção de óleo.

Essa imagem mostra um homem aplicando um tônico facial com algodão em disco. Gastando dinheiro à toa! Veja "Uso" mais adiante. Veja em "Dica" no topo desse post como acho que devemos aplicar um tônico!

Desse fato vem a necessidade recomendada de lavar o rosto com sabonete específico e aplicar tônico pela manhã e noite. De manhã eles ajudam a pele a se preparar para o dia, à noite cuidam das agressões que a pele sofreu durante a jornada e removem o excesso de óleo produzido, em linhas gerais.

Dessa forma, é crucial saber se: i) você precisa de usar um tônico, adstringente ou "freshener" (de acordo com seu tipo de pele, resultados almejados etc.) e se ii) o produto que você está usando realmente é o que fala no rótulo. Por exemplo, um produto que se diz tônico com álcool na fórmula, provavelmente será bastante mais adstringente do que tônico propriamente dito, ainda que possua ativos com propriedades "tônicas".

USO: O tônico facial (ou adstringente/freshener) é aplicado depois da limpeza do rosto com um sabonete facial específico para sua pele (seca, normal, mista, oleosa ou ainda sensível). Deve ser aplicado na pele com algodão (prefiro aqueles em disco) ou com essas toalhinhas próprias para a pele do rosto - algumas já vêm, inclusive, com os próprios produtos imbuídos nelas. Um adstringente, que resseca mais a pele, deve ser aplicado sobretudo na "zona-T" (testa e nariz), que são as partes mais oleosas do rosto. Aplicá-lo em regiões mais secas pode ressecar ainda mais a pele naquela região. Os tônicos, por sua vez, podem ser aplicados em todo o rosto (presumindo-se que sua pele não seja oleosa). Não precisa passar o algodão como que "arrastando" ele pelo rosto; basta ir encostando-o no rosto gentilmente. (veja em "Dica" no topo desse post para entender o porque risquei essa parte… Acho jogar dinheiro fora e poluir o meio ambiente comprar esses discos de algodão a não ser para usar para limpar a pele, como com um demaquilante…)

Os tônicos que eu uso atualmente:

Nessa perspectiva de investigar os tônicos e os ingredientes/ativos de cada produto, vou analisar dois tônicos dos quais faço uso atualmente, tentando decifrar a composição de cada um.

MANHÃ

1. Rare Earth Pore-Refining Tonic - Kiehl's



O nome em inglês desse tônico generaliza sua função. Interessante é ver, na parte de trás da embalagem, (sem ser no rótulo principal) que, por exemplo, as traduções para o francês e o italiano contam com a palavra "adstringente": "Tonique Adstringeant à l'Argile" e "Tonico Astringente all'Argilla", uma vez que possui álcool em sua fórmula e também ácido salicílico, ambos responsáveis por combater a oleosidade.

É um tônico adstringente bifásico, contém argila branca, proveniente da Ilha do Marajó (do tipo das Caulinitas), e que fica acumulada no fundo da embalagem, separada da parte líquida do produto. Por essa razão é necessário agitar a embalagem antes da utilização, de maneira que a argila se misture com o líquido - enriquecido com minerais que ajudam a eliminar as toxinas da pele. A argila, diz o rótulo, é responsável aqui por absorver o óleo em excesso, refinar os poros e controlar o brilho da pele. A fórmula tem um efeito matificante (ou seja, não deixa a pele brilhante, com aspecto oleoso) e também de reequilibrar os níveis de hidratação de forma que a pele fique com uma aparência mais suave e saudável.

Aqui dá pra ver a argila no fundo, separada do restante líquido



Olhando a fórmula vejo que ainda possui, dentre outros ingredientes, os seguintes ativos: "suco" da folha de Babosa ou Aloe Vera  (Aloe Barbadensis); pó de Aveia comum (Avena Sativa) e de "Oat Kernel" (Avena Sativa) - que é um tipo de extrato da proteína da aveia que ameniza e ajuda a tratar de eczemas e irritações e age também na camada mais superficial da pele combatendo a oleosidade; destilado de Hamamelis (Hamamelis Virginiana), com propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e até antioxidantes.

Aloe Barbadensis


"Oat Kernel"

Hamamelis Virginiana

Interessante salientar que a Aveia, por si, já possui várias vitaminas e minerais importantes que passam a integrar o tônico, como: Vitamina B1, B2, B3, B4, B5 e B6, Ácido Fólico (ou Vitamina B9 ou M); Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco.

Avena Sativa

Ou seja, um tônico bastante completo, que tem propriedades adstringentes, combate a oleosidade, limpando a pele em profundidade, e ao mesmo tempo cuida da hidratação, previne irritações e confere à pele uma série de minerais e vitaminas benéficas.


NOITE

2. Eau Essentielle Imortelle - L'Occitane


Apesar de o nome no rótulo do produto dizer que se trata de uma "água essencial", na parte de trás, onde estão a descrição do produto e a relação de ingredientes, deixam bem claro que se trata de um tônico facial, sem álcool, enriquecido com água floral de Imortelle (Helichrysum italicum) e com extrato de chá-verde (Camellia Sinensis), que o conferem propriedades antioxidantes. O tônico diz refrescar e suavizar a pele e também ajudar a dar uma aparência mais uniforme e lisa, além de firmar a pele (prevenindo linhas de expressão).

Campos de plantação de Imortelle da L'Occitane na ilha da Córsega.


A Imortelle é uma flor que cresce na região do mar Mediterrâneo, cultivada pela L'Occitane na ilha da Córsega (agricultura orgânica), e que é conhecida por sua "longevidade excepcional": mesmo após ser colhida ela conserva seu estado por um longo tempo. Possui propriedades antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.

Folha e flor do chá-verde (Camellia Sinensis)

O extrato da folha de chá-verde ajuda no combate ao cansaço da pele e à retenção de água, sendo ideal para equilibrar os níveis hidratação da pele - uma vez que os constituintes do chá agem eliminando a oleosidade em excesso.

Centella Asiatica

Possui ainda na fórmula: extrato de centela (Centella Asiatica), com propriedades antioxidantes e cicatrizantes, além de funcionar como um  "calmante" para a pele, aliviando sensibilidades diversas, sendo um excelente apaziguador da agressão do barbear, ou seja, ameniza sensações de desconforto ou ardor que possam vir, por exemplo, após fazer a barba - para nós homens.

Acho que esse tônico, portanto, também seria uma boa opção para quem tem rosácea ou pele sensível no geral, por exemplo - consulte, é claro, um dermatologista nesses casos antes de utilizar qualquer produto.

Ricinus Communis

A lista de ingredientes inclui também: óleo essencial de Ricina (Ricinus Communis) Hidroxigenado (ou seja, por ser um composto químico hidroxigenado, molecularmente tem funções de álcool - é geralmente utilizado dessa forma como maneiras de "rearticulação" de compostos alcóolicos em não-alcóolicos) - esse óleo de ricina tem propriedades hidratantes e revitalizantes; e Tocoferol (ou Vitamina E).

É um tônico mais hidratante, calmante e suavizante, também ajuda a limpar a pele em profundidade, porém não proporciona ressecamento ou efeito adstringente. Aconselho para peles normais, mistas ou secas.

Recentemente comprei outro tônico, mas ainda não posso falar muito a respeito porque usei poquíssimo:  Ultra Facial Toner da Kiehl's. Assim que estiver usando mais frequentemente venho contar um pouco dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, comentário, opinião ou crítica. Os comentários serão moderados para evitar spam, mensagens ofensivas e trolls.

Postagens populares