sábado, 27 de outubro de 2012

Barba: como, onde e por quê?

Post atualizado em 21.05.2014

O papo hoje é sobre barba e alguns cuidados essenciais, seja para quem usa barba ou para quem prefere ficar de cara limpa. Comecei a me barbear aos quatorze anos e, como é de se esperar, uma vez tendo começado a raspar os pelos o rosto a tendência é que eles engrossem e fiquem mais protuberantes. Fiz a barba por longos anos e, como todo homem, acredito eu, tive épocas de muito problema com o barbear. Uma hora me cortava com a lâmina, depois era o pelo que encravava e deixava marcas terríveis na pele por alguns dias. Um terror. Barbear-se, na minha opinião, é um karma que nós homens carregamos - ainda bem que não precisamos nos depilar (se não quisermos!), deve ser ainda mais cruel.

Logo quando entrei na faculdade, no segundo ano de curso, decidi deixar a barba crescer para ver qual seria o resultado. Nunca havia pensado nisso ou deixado de fazer a barba a, pelo menos, cada dois dias. Na verdade fui encorajado por um amor do passado a deixar a barba crescer e, apaixonado como estava, me rendi à sua vontade.

No início foi terrível, principalmente os primeiros dias e a primeira semana. Quando a gente resolve deixar a barba crescer temos que, inevitavelmente, conviver com o que chamo de "fase um", que é aquela aparência de desleixo que uma barba no estágio "mais-do-que-por-fazer" provoca. Como tudo na vida, essa fase passa! Com os pelos já crescidos e a barba completa (não tenho falhas e minha barba é toda certinha) comecei a gostar do meu visual daquele jeito. Foi como uma metamorfose visual. A barba me deixou com cara de mais velho e com um quê de latin lover.

É claro que não sucumbi a deixar minha barba à la "homem das cavernas". Fui aos poucos aprendendo que, assim como fazer a barba era um ritual obrigatório (até então, pelo menos), cuidar da barba também era capital. Não gosto da minha barba por inteiro, então sempre raspei os excessos no pescoço e nas bochechas, para um visual de barba mais bem cuidada, sem esquecer, é claro, de cortar os excessos do bigode com uma tesourinha apropriada, de forma que os seus pelos não comecem a chegar ao lábio.  No entanto, ainda tendo que raspar eventualmente aqueles pelos que cresciam em lugares que não ficavam legais pro (meu) visual, deixar a barba crescer foi um grande alívio. Não precisar me preocupar em me barbear diariamente e, até se quisesse, passar umas duas ou três semanas sem fazer absolutamente NADA no que diz a esse respeito. Ainda que pudesse ficar com uma aparência um pouquinho descuidada, caso não me preocupasse em aparar aqui e ali e raspar os excessos, aprendi a relaxar e assumi minha barba.

Usei barba direto por anos, fiquei viciado nela. É algo que escuto de muitos homens e amigos: uma vez que você deixa crescer a barba, você nunca mais "será o mesmo", isto é, todas as vezes que for fazer a barba vai estranhar seu rosto limpo, se olhar no espelho e não se reconhecer, em certa medida...  Fiquei anos sem querer tirá-la. Usei 6 anos direto a barba completinha.

No entanto, há uns 2 anos, vez ou outra me dá vontade de tirar tudo e ficar uma temporada sem barba, com carinha de mais jovem e com o rosto mais exposto. Sim, mais exposto porque considero a barba uma moldura para o rosto. Agora, aquela coisa né, tem gente que fica bem de barba e tem gente que não fica. Há quem goste e quem odeie. Eu amo.

Há uma semana decidi tirar a barba toda, morrendo de preguiça de me barbear, peguei a máquina de aparar pelos, que uso sempre na máquina 1 ou 2 para deixar os pelos da barba por igual (mesmo tamanho), e com a máquina zero raspei tudo e estou, atualmente, com aquele look de barba por fazer... Nem um pouco afim de passar a lâmina.

Mas, venhamos e convenhamos, se a intenção é raspar a barba toda com gilete, temos que aprender a fazê-lo direito - coisa que só fui aprender há alguns anos, acho que isso talvez seja porque passei tanto tempo sem me preocupar em me barbear.

Então, como fazer a barba corretamente? (Pressupondo que você não tem grandes problemas como foliculite, alergia ou afins, que devem ser tratados por um dermatologista!)

Vou relatar aqui, etapa por etapa, como faço quando decido passar o gilete e me "desbarbear" completamente. Dicas preciosas aprendidas ao longo dos anos, escutando dicas de colegas, lendo sobre o assunto... Vamos lá!

Etapa um: Cadê meu Cade?

Antes de fazer a barba, realize uma exfoliação completa no rosto todo, (Atualização depois da última consulta na dermatologista: Não precisa exfoliar [esfoliar, sinônimos!] antes de barbear, faça a exfoliação só mesmo uma vez por semana, no máximo, no rosto inteiro para evitar que a pele acabe ficando mais oleosa. Exfolie em regiões específicas quando for barbear somente no caso de pelos muito encravados e, ainda assim, gentilmente, já que o barbear já irá agredir a pele e não precisamos de uma segunda agressão exfoliando…) principalmente na região a ser barbeada, para diminuir as chances de algum pelo encravar.

Tenho usado como esfoliante facial o "Écorces Exfoliantes CADE" da L'Occitane, que comprei por uma pechincha durante uma viagem, algo em torno de - acreditem - 30 reais, o que é um preço pra lá de camarada. O produto é um gel-creme que não resseca a pele e que contém micro esferas exfoliantes, produzidas com extratos naturais da madeira de uma árvore comum na região do mediterrâneo chamada, em português de "Juniperus" (ou "Cade" em francês e "Wild Juniper" em inglês). Esse exfoliante contém não só as esferas produzidas com a madeira do Juniperus, mas também aproveita as qualidades minerais da planta da árvore que promovem uma limpeza profunda, removendo as células mortas da camada superficial do rosto, prevenindo a aparição de imperfeições na pele e preparando a pele para um barbear perfeito. Ele também contém extratos de óleo de oliva que age como calmante e hidratante (sem ser oleoso) ao mesmo tempo. Os benefícios do óleo de oliva são incontáveis. Enfim, é meu exfoliante preferido e cumpre com as promessas.



Etapa dois: continuando a preparar a pele...

O ideal é fazer a barba após o banho (confirmado pela dermatologista!), já que os poros estarão mais abertos e os pelos ficam mais fáceis de serem removidos. Uma outra alternativa pode ser aplicar uma toalha banhada em água quente sobre o rosto e, então, prosseguir para o barbear.

Tento fazer de tudo para evitar me machucar ou ter de conviver com pelos encravados e marcas horríveis no rosto. Aprendi a receita depois de muito pesquisar.

Logo após o banho, antes de começar a raspar, aplico um óleo pré-barba (pre-shave oil) da Anthony, uma outra marca incrível. Esse óleo, a base de óleo de oliva - once again - ajuda as lâminas deslizarem mais facilmente pelo rosto, além de possuir extratos de óleos essenciais de mamona, eucalipto, menta e alecrim, o que previne aquela sensação de ardência que às vezes acontece quando nos barbeamos. Ele também é enriquecido com vitamina E e óleo de calêndula, que atuam como "condicionadores" e "calmantes" naturais para a pele. Coloque um pouquinho no centro da mão, esfregue-as e aplique sobre a região a ser barbeada - unicamente.



Depois de aplicar o óleo pré-barba (uma descoberta que foi uma dádiva!) aprendi a apelar para o CREME de barbear e não para a espuma, o que foi outra descoberta que me possibilita, hoje em dia, fazer a barba sem maiores problemas ou desconforto. Uso o "Close-Shavers Squadron" da Kiehl's. Além de ter uma textura muito mais compatível com um barbear perfeito ele possui, dentre outros segredos, Aloe e Vera na fórmula, que é conhecido por suas propriedades calmantes e é uma ótima pedida para peles sensíveis.



Daí em diante é caprichar no gilete, tendo o cuidado de não raspar na direção contrária ao crescimento dos pelos (o que seria a garantia de múltiplos pelos encravados). Use o barbeador com o máximo de lâminas possível  (no mínimo três) para evitar ter de ficar passando o gilete no mesmo lugar duas ou três vezes - o que irrita bastante a pele. Incrível como isso também faz uma diferença e é totalmente menos agressivo para a pele. Já fui adepto de giletes de uma só lâmina, desses descartáveis, mas aprendi que era um erro total.

Depois de ter raspado tudo direitinho, atentando-se para que você não deixou nenhuma "moitinha" de pelos para trás, é hora de cuidar da pele para evitar aquela sensação de ardência ou irritação, que geralmente ocorre depois que nos barbeamos.

Etapa três: o pós barba

A primeira coisa depois de fazer a barba é lavar o rosto com um sabonete facial apropriado (dessa vez, não esqueça, com água FRIA para fechar os poros), de preferência aqueles que contém propriedades calmantes e hidratantes (além, é claro, de efetuarem uma limpeza profunda eficiente!).

DICA ÓTIMA da dermatologista: deixe um copo de água com duas ou três pedras de gelo te "aguardando" para depois que tiver feito a barba e lave a região pela qual passou o gilete com a água gelada, o gelo é vaso-constritor, irá "fechar" os poros, minimizar irritações e inclusive agir "estancando"  pequenos sangramentos. É muito bom fazer isso, sinto que as irritações diminuem muito assim!

Depois vem o dilema: passo pós barba ou hidratante? Eu, na verdade, uso os dois. Enquanto muitos não veem com bons olhos os pós barbas líquidos com álcool na fórmula (principalmente quem tem a pele extremamente sensível), aprendi que o álcool nesses produtos (lembrando que são formulações alcóolicas específicas para a pele, álcool cosmético, ou seja, NUNCA pense em passar álcool em gel ou nada parecido na pele) ajudam na cicatrização - sim porque barbear-se é algo extremamente agressivo para a pele e deixa machucados, ainda que invisíveis a olho nu. E também podem ser um complemento perfeito ao seu perfume, se você usar a mesma loção pós-barba que geralmente faz par com a maioria dos bons perfumes. Eu uso uma da Chanel, de um mesmo perfume que uso da marca, que é o Egoïste Platinum Lotion après Rasage.



Depois do pós barba, passe um bom hidratante não oleoso (preferível) para o rosto, como você normalmente passaria no dia-a-dia. Ajuda ainda mais a acalmar a pele. Então, depois que terminei com todo esse "longo" processo (que dura no máximo uns 10 minutos, sem contar o banho) cuido da pele do rosto como normalmente: tônico, hidratante e filtro solar - o que chamo de o "básico do básico".

Pronto, barba feita, sem irritações, pele limpa e hidratada. Precisa de algo mais?! Quem tiver alguma outra dica ou jeito diferente de se barbear comente e deixe registrado aqui seu relato e sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, comentário, opinião ou crítica. Os comentários serão moderados para evitar spam, mensagens ofensivas e trolls.

Postagens populares